Regulamento

O Nosso

regulamento

Nosso

regulamento
1. INTRODUÇÃO

O ZEN RUN by Pico On The Run é um evento inserido no Festival Pico ZEN a realizar no dia 4 de Maio de 2019, organizado pelo grupo Pico On The Run com o apoio da Câmara Municipal de São Roque do Pico.

O ZEN RUN by Pico On The Run é um evento desportivo que proporciona aos participantes a oportunidade de correr ou caminhar num percurso de 12 km. Este evento tem caráter competitivo.

O percurso permitirá aos participantes percorrer  estradas e trilhos absolutamente únicos até entrar no  centro da vila de São Roque do Pico.

2. HORÁRIO E PERCURSOS

LOCAL DE PARTIDA

O local de partida e chegada assim como o secretariado será nas Portas do concelho de São Roque junto ao  jardim municipal.

HORÁRIO

A prova terá início pelas 10h00, mas os atletas deverão fazer o check – in 30 minutos antes da prova.

DADOS DO PERCURSO

Distância aproximada: 12 Km 
Desnível Positivo: 500m D+
Desnível Negativo: 470 D-
Desnível Acumulado: 970m
Tempo máximo: 4 horas

3. NORMAS

1ª – No Trail  só poderão participar indivíduos com mais de 16 anos, desde que gozem de boa saúde e se encontrem com uma preparação física e psíquica apta a esforços longos, não se responsabilizando a Organização por qualquer tipo de consequências negativas provocadas pela sua participação, aconselhando os participantes a atestar a sua condição física pelas vias médicas adequadas.

2ª – Podem participar  no Trail menores com menos de 16 anos com a respectiva declaração  do encarregado de educação, não se aconselha no entanto a participação a crianças menores de 14 anos, e é da inteira responsabilidade dos pais, declinando a organização qualquer responsabilidade em termos de seguro em acidentes ocorridos.

4. CONDIÇÕES FÍSICAS

Para participar é indispensável estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e do desnível positivo e negativo das mesmas e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente.

De haver adquirido, antes do evento, uma capacidade real de autonomia em montanha que permita a gestão dos problemas que derivam deste tipo de prova, nomeadamente:

  1. Conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas (vento, neve, nevoeiro e chuva);
  2. Saber gerir problemas físicos ou mentais decorrentes de uma fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões, etc.
5. SEGURO
  1. A Organização, de acordo com o Decreto. Lei n.º 146/93 de 26 de Abril, é possuidora de um seguro desportivo em que estão abrangidos todos os participantes, atletas ou caminheiros. Os atletas filiados nas associações de Atletismo Distritais  e ATRP – Associação de Trail Run Portugal com respectivo seguro estão abrangidos por essas entidades.
  2. A entidade seguradora (a definir ) , em caso de acidente, que resulte tratamento hospitalar, o sinistrado deverá pedir um relatório médico para apresentar à companhia seguradora. Os custos serão suportados pelo sinistrado e reembolsados posteriormente pela companhia de seguros. A organização declina qualquer tipo de pagamento.
  3. A responsabilidade do pagamento do valor da franquia é da inteira responsabilidade do atleta.
  4. O atleta sinistrado deverá nos dias seguintes efectuar a participação à seguradora.
  5. Em todas as participações efectuadas à seguradora, os atletas sinistrados deverão apresentar o nome da entidade organizadora do evento, o número da apólice, data e hora da ocorrência. O sinistrado deve de imediato dar conhecimento à entidade organizadora através do email:  run@picozen.pt
6. INSCRIÇÕES

A ZEN RUN By Pico on the Run destina-se a todos os atletas, federados ou não, em representação individual ou colectiva (Clubes, Escolas, Associações desportivas, etc.)

As inscrições só serão aceites se forem efectuadas através do nosso site  , num formulário  existente para o efeito e efetivadas com o devido pagamento , questões sobre as inscrições em run.picozen.pt

MAIS INFORMAÇÕES

Telefones: 
E-mail:  run@picozen.pt

TAXAS DE INSCRIÇÃO

Data limite: 01 de maio de 2019
Preço: 7€

O valor de inscrição inclui seguro de acidentes pessoais, classificações, abastecimentos,  prémios Geral, lembrança para finalistas e refeição ligeira final.

OUTRAS CONDIÇÕES

  • As inscrições terminam no dia 01 de maio de 2019;
  • As inscrições sem meio de pagamento ou efectuadas depois das datas referidas não serão aceites;
  • Os atletas são responsáveis por verificar se todos os seus dados se encontram corretos nas listas de inscritos, entretanto publicadas;
  • Se os atletas provenientes de outras ilhas precisarem de transporte até ao local da prova devem de o mencionar aquando da inscrição;
  • Não serão devolvidas taxas de inscrição;
  • Os clubes são responsáveis por verificar através das listagens de inscritos se todos os seus atletas inscritos estão inscritos com o nome oficial do clube;
  • Não é possível alterar dados das inscrições, nos 7 dias antes do evento.
7. SECRETARIADO E DORSAIS

O Secretariado funcionará  dia 3 de Maio das 14:00 as  18:00 e no dia 04 de Maio das 08:00 às 09:30 tendo a prova início às 10h00.
O secretariado situa-se  junto à partida do Trail,  portas do concelho de São Roque junto ao  jardim municipal. 
Todos os atletas devem proceder ao levantamento dos dorsais, no Secretariado nos períodos indicados.
Os dorsais dos atletas serão entregues mediante a apresentação de documento comprovativo da inscrição.
Os atletas devem ter alfinetes para a colocação dos dorsais.

8. SEGURANÇA

OBRIGATÓRIO DURANTE A PROVA

  • Telemóvel;
  • Recipiente mínimo 0,5L;
  • Copo;
  • Corta Vento/Impermeável;
  • Mochila é opcional.

A organização em função das previsões meteorológicas, ou por razões de segurança poderá aleatoriamente verificar o equipamento obrigatório.

A prova será em sistema de open-road, o atleta é responsável pela passagem de estradas, cumprindo na íntegra das regras do código da estrada. 

Só é permitido o abastecimento de água ou outros produtos aos atletas nos locais indicados pela Organização, nas chamadas zonas de abastecimento.

No dorsal do atleta, serão indicados números de telefone a serem usados em caso necessário.

À organização reserva-se o direito de poder anular a prova a qualquer momento, caso as condições atmosféricas ponham em risco a integridade física dos atletas.

9. SANÇÕES

O atleta compromete-se a respeitar as indicações dos membros da Organização colocados na zona de partida e ao longo do percurso.

Será desclassificado todo o concorrente que não cumpra o presente regulamento,não complete o percurso segundo o indicado, deteriora ou suje o meio ambiente, não leve o dorsal bem visível e não respeite as indicações da organização.

Todo o atleta que utilize meios ilícitos para obter vantagem em relação a outros, será automaticamente desclassificado.

10. CLASSIFICAÇÕES
  • As classificações serão realizadas através de controlo de passagem , informaticamente com uma fita do tempo;
  • É obrigatório uso do dorsal na frente do atleta;
  • Ao longo do percurso existirão  postos de controlo;
  • Os atletas poderão ter que parar a fim de ser registado o controlo no seu dorsal;
  • Os atletas devem respeitar a ordem de chegada ao controlo;
  • A prova será em sistema de open-road, o atleta é responsável pela passagem de estradas, cumprindo as regras do código da estrada;
  • As classificações do Trail serão feitas individualmente;
  • Nas classificações finais não haverá escalões e serão divididas da seguinte forma:
    • Sexo Masculino – 1º, 2º e 3º Lugar
    • Sexo Feminino – 1º, 2º e 3º Lugar
11. PRÉMIOS

A cerimônia de entrega de prémios será feita nas Portas do concelho de São Roque junto ao jardim municipal, depois das 13 Horas, hora limite para a conclusão da prova.

Serão entregues os prémios para os 3 primeiros classificados à final Masculinos / Femininos, não havendo atribuição por escalões.

Todos os participantes terão direito ao tradicional prémio finisher.

12. ABASTECIMENTOS
  • Líquidos – 2.5km (Água);
  • Sólidos e líquidos – 6km (água, sumos, fruta e frutos secos).

Por motivos ambientais a prova decorrerá em semi-auto-suficiência com enchimento de recipientes.

Não serão distribuídas garrafas de água, nem copos aos atletas.

13. ECO RESPONSABILIDADE

O atleta é responsável pelo transporte dos invólucros e outro lixo não natural, provenientes de Géis, Barras, etc., no seu próprio CamelBak ou Cinto, depositá-lo no abastecimento mais próximo ou transportá-lo até á Meta.

Não é permitido destruir ou alterar propositadamente qualquer elemento natural (muros, plantações, sinalética, marcações, etc.) ao longo do percurso.

14. ACEITAÇÃO DO REGULAMENTO

O presente regulamento segue as boas normas e recomendações. Todos os participantes, pelo facto de efectuar o acto de inscrição no evento pressupõe  a total  aceitação do presente Regulamento. O mesmo pode ser alterado mediante aditamento.

15. DIREITOS DE IMAGEM

A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do atleta para a promoção e difusão da prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica.

FESTIVAL PICO ZEN © 2019. Todos os Direitos Reservados.